A cartografia digital envolve a criação e a análise de mapas por meio do uso de computadores. Como tal e a partir da tecnologia ArcGIS Desktop, a Codex vem atuando no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) do Tocantins, a partir da elaboração de cartas climáticas.
Para tanto, criou uma base de dados geoespacial, relatório analítico e mapas para sistematização, representação espacial, caracterização, cenarização e análise de informações climáticas no Estado do Tocantins – todas elas em escalas temporais compatíveis com as atividades agrícolas (mensais, estacionais e anuais).
Ferramentas identificam variáveis na dinâmica do clima no Tocantins
Os sistemas de informação geográfica para gerenciamento de banco de dados, visualização e processamento de imagens corretos, além de análises espaciais adequadas, tornaram muito mais eficiente o processo de mapeamento.
Entre os objetivos do projeto das cartas climáticas estão:
- Promover uma base de dados com informações sistemática e padronizada;
- Gerar produtos geoespaciais vetoriais (software de interface GIS);
- Identificar os principais fatores que influenciam na dinâmica climática do estado (análise horária, diária, mensal, sazonal e anual das variáveis meteorológicas).
Base de dados geoespacial analisa informações climáticas para diversas atividades comerciais
Os mapas gerados digitalmente atendem às necessidades de empresas, indústrias e serviços públicos, colocando variáveis localizadas espacialmente nos mapas para criar novas possibilidades com recursos e potenciais aprimorados.
Veja as aplicações estratégicas das cartas climáticas:
- Instrumento estratégico para atendimento às demandas da gestão territorial;
- Informações de apoio à orientação, definição e execução de políticas públicas;
- Informações de apoio à análise de projetos públicos e investimentos privados.
Como resultado, todas as escalas temporais são compatíveis com as atividades agrícolas (mensais, estacionais e anuais). Consequentemente, promove a geração de uma base de dados geoespacial, relatório analítico e mapas.
O projeto Cartas Climáticas do Tocantins foi desenvolvido pelo consórcio Codex e GITEC Brasil.
A Codex oferece serviços de consultoria para sistematização, representação espacial, caracterização, cenarização e análise de informações climáticas.
Acesse nosso perfil no LinkedIn e conheça nosso trabalho.