Desmistificando o ArcGIS para pequenas e médias empresas

O ArcGIS é uma plataforma online ou desktop para empresas criarem, gerenciarem, compartilharem e analisarem dados espaciais.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são um conjunto de tecnologias que permitem análise espacial, estatística de dados e informações que podem ajudar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em seus principais desafios. 

As tecnologias de geoespaciamento, especialmente o ArcGIS, têm sido cada vez mais incorporadas em decisões referente à alocação de territórios de vendas, distribuição ou rotas de entrega e inventário florestal, por empresas de diferentes tamanhos e segmentos em todo o mundo. 

Neste post vamos conhecer algumas das principais funcionalidades e aplicabilidades da plataforma ArcGIS para sua empresa.

Mas afinal, o que é ArcGIS e quais as aplicações para sua empresa?

O ArcGIS é uma plataforma online ou desktop para empresas criarem, gerenciarem, compartilharem e analisarem dados espaciais. 

Com a crescente disponibilidade de softwares e hardwares mais poderosos, o uso de tecnologias SIG se tornou realidade para empresas de pequeno e médio porte, além de órgãos governamentais, como prefeituras e secretarias. 

No Brasil, esses fatores, juntamente com a disponibilidade de dados padronizados levaram a uma proliferação do uso de SIG em aplicativos de negócios.

Onde posso utilizar a tecnologia ArcGIS na minha empresa?

De acordo com o Analista Comercial da Codex, Lucas Giovanni Teixeira, a Plataforma ArcGIS pode ser utilizada nos mais diversos segmentos de uma organização.

“A plataforma pode atender uma necessidade mais complexa, a qual requer mais conhecimento técnico e analítico dos usuários, bem como soluções mais simples e corriqueiras.  Entre elas: análise e produção de base de dados cartográficos para composição de licenciamento ambiental, ou necessidades como o compartilhamento de um webmap ou produção de mapa temático”, ressalta.

De maneira geral, os principais departamentos/áreas que utilizam a Plataforma ArcGIS em uma organização, são:

  • Geoprocessamento: análise e produção de mapas e dados cartográficos, e gestão de banco de dados geoespacial;
  • Meio ambiente: utilização de mapas e aplicativos de campo para a execução de atividades de adequação/inventário;
  • Projetos: Utilização de mapas e base de dados para suportar os processos de planejamento e execução das atividades.

Departamentos que podem fazer o uso do AarcGIS

A utilização da Plataforma ArcGIS pode estender-se a diversos departamentos, como:

  • Recursos humanos – RH: a aplicação nos departamentos de RH consiste em: mapeamento dos colaboradores e cálculo do deslocamento para avaliar a necessidade ou não de auxílio transporte;
  • Planejamento: utilização de ferramentas para análise e interpretação de dados preditivos e criação de fluxos e rotinas de processos;
  • Inteligência de negócios: uso de ferramentas de BI que suportam o planejamento de mercado e segmentação de clientes. E ainda, departamentos que executem atividades de levantamento de dados em campo.

E nos serviços públicos?

Da mesma maneira que na iniciativa privada, a Plataforma ArcGIS pode ser utilizada no setor público, explica o analista comercial da Codex. 

“O ArcGIS tem o potencial de ser uma solução corporativa única, ou seja, tanto empresas como órgãos do governo podem usar o ArcGIS como uma plataforma centralizadora de dados, informações e processos”.

Sendo assim, se a plataforma for utilizada da maneira correta, todos os processos e informações de diferentes setores de uma empresa ou órgão do governo podem ser gerenciados em um só lugar. Ou seja, o ArcGIS pode ser integrado com sistemas corporativos legados, desde ERP até CRM.

As principais secretarias/departamentos que utilizam a plataforma ArcGIS, são:

  • Geoprocessamento: análise e produção de mapas e dados cartográficos, e gestão de banco de dados geoespacial para compor base de informações que alimentem outros departamentos/secretarias;
  • Meio ambiente: utilização de mapas e aplicativos de campo para a execução de atividades de adequação/inventário e ambiental para estudos de licenciamento ambiental e outorga;
  • Fazenda: utilização de mapas, imagens de satélite e base de dados para a criação de cadastro técnico multifinalitário para readequação de planta genérica de valores e aumento na arrecadação do IPTU;
  • Transportes: mapeamento e gestão das linhas de transporte público;
  • Infraestrutura: gestão de todos os ativos de infraestrutura do município.

No geral, O GIS oferece às PME uma poderosa ferramenta analítica. Que tal saber mais sobre as aplicações da poderosa ferramenta, ou mesmo de projetos que já a utilizam?

Contate-nos por meio de nossas redes sociais ou comente este artigo!

Tags: , , ,