A modernização e inovação trazida pela gestão pública do Rio Grande do Sul já pode ser acessada a partir da plataforma IEDE-RS (Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais do Rio Grande do Sul) – entregue na quinta-feira, dia 15/08 pela Codex Remote ao Governo do RS
Os dados da IEDE-RS contam com a possibilidade de implementar o desenvolvimento econômico e social, a partir da elaboração e execução de políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública do estado.
De acordo com Marlos Henrique Batista – Diretor executivo da Codex Remote, a IEDE é um grande marco dos dados espaciais, que pode ser vista como uma das promoções para conversão do modelo tradicional e convencional das políticas públicas com um olhar da transformação digital.
Com a nova plataforma, o RS terá grandes possibilidades de acessar um novo modelo de aplicações com o aumento da modernização, como explica Marlos.
“O IEDE RS permitirá que o estado, dentro de uma estrutura central, gere capacidade de conexões com diversos atores sociais: a iniciativa privada, o cidadão e outras secretarias e órgãos de estado, sem dissociar a cultura, a formação e a base”.
Ele centraliza essas informações, espacializa e distribui aplicações e resultados. Dentro do processo, a ferramenta IEDE RS também atua como um componente de internet de certos fatores, onde você, cada cidadão e cada secretaria, age como um desses sensores”, destaca.
Cidadãos inteligentes – foco na modernização!
Ao inserir sensores em infraestruturas municipais e criar novas fontes de dados – incluindo cidadãos por meio de dispositivos móveis -, os gestores podem aplicar a análise de Big Data para monitorar e antecipar fenômenos urbanos de novas maneiras e, assim, gerenciar eficientemente a atividade urbana para o benefício de ‘cidadãos inteligentes’.
O cenário urbano gaúcho pode mudar. “Então, o estado agora conta com essa ferramenta, com um conjunto de dados multissetoriais que se estendem de atividades econômicas, complexas infraestruturas, saúde, educação, saneamento e dados do ambiente dentro de uma mesma plataforma”, observa Marlos.
Orientação de políticas de desenvolvimento e investimentos
A plataforma IEDE RS é extremamente rica para uma boa orientação dos investimentos. “Ela pode ser vista de uma forma resumida como um componente de uniformização, evitando duplicidade de esforços e centralização de conhecimento”, retrata o Diretor da Codex.
“Uma base de engajamento e conexão onde tenha a integração desse grande Hub Tecnológico, e que extrapola os conceitos de georreferenciamento e geoprocessamento e de localização inteligente”, observa ele.
Atratividade e novos negócios
A ferramenta se estende até as atuações específicas de cada negócio, de cada área, e ainda é um instrumento básico não apenas de promoção de políticas públicas, mas também para a geração de atratividade, de limites e da capacidade que temos dentro de cada estado.
“A infraestrutura do IEDE disponibiliza informações que podem ser consumidas tanto pelo público geral, quanto por gestores e profissionais que necessitam de informação geográfica estruturada”, destaca a coordenadora de Geoprocessamento da Codex, Dionara De Nardin.
Tecnologia de ponta
No mais, entre as possibilidades da nova base de dados está a integração de tecnologias. “Para fazer isso, usamos um conjunto de tecnologias como o ArcGIS. Ela vai desde a gestão do banco de dados geográficos, passando pela criação de simbologia temática, configuração de geoserviços, padrão OGC e criação de bases de metadados, até aplicações Web GIS, dashboards e integração entre portais. Portanto, toda a tecnologia utilizada, bem como os padrões de dados e metadados, vai ao encontro das recomendações da INDE”, informa Dionara.
“Somos hoje uma empresa do grupo Imagem, da plataforma Esri, com milhares de usuários e iniciativas como infraestrutura de dados espaciais globais mundiais. A Esri já suporta hoje uma base sólida, ela não fica nas fronteiras de mapas, ela vai até as fronteiras de negócios da gestão e da capacidade rápida de resposta”, finaliza o Diretor da Codex Remote.
O trabalho resultou em 1.032 mapas e painéis interativos que compõem o Geoportal RS. Dessa forma, qualquer pessoa poderá visualizar no ambiente virtual, as estatísticas de diferentes órgãos nem sempre fáceis de serem encontradas.