O Storymap é um recurso da plataforma ArcGIS que permite contar histórias. Além da adição de textos descritivos, é possível deixar os seus mapas interativos dentro da apresentação, também suportando conteúdos incorporados, como imagens, vídeos ou mesmo um site.
Nesta postagem, vamos apresentar algumas formas de utilização de um Storymap.
Mapa interativo
Ele permite movimentos de camadas, botões de navegação que funcionam como um menu interativo, possibilitando ao leitor escolher o que vai acessar.
Tour virtual
Você tem quatro possibilidades com foco na mídia usada e/ou no mapa, e modelos com caixa lateral e texto ou apresentação de slides.
Formatação personalizada de texto
É possível determinar o tamanho e as cores da fonte, deixando o mapa com o padrão de chamadas e títulos. E assim, criar os destaques que achar necessário para seu trabalho.
Possibilidade de inserir vídeos
Além de inserir o vídeo para ser reproduzido no seu Storymap, há também a opção de ajustar a posição do vídeo e escolher a cor de fundo do painel.
Opção de layout para sua narrativa
Você pode optar pelo fundo do painel transparente e escolher entre texto claro ou escuro. Esses estilos auxiliam para mesclar o texto e as mídias de segundo plano.
Defina a privacidade da sua apresentação
Pode-se publicar uma história no formato particular e fazer as alterações necessárias, ou ainda usar para uma apresentação. Há também como compartilhar apenas em um grupo de trabalho, inclusive gerenciando as permissões.
Navegando nas histórias
O exemplo a seguir é a apresentação da tese de doutorado da nossa Gestora de Comunicação, Juliana Pugliese Christmann. Confira o Storymap completo clicando aqui.
Gostou das dicas? Para acessar as informações completas, acesse o Blog da Esri. Quer saber como colocar em prática com a gente? Entre em contato!
Fonte: Adaptado de Blog Post Esri | por Owen Evans