Um governo eficaz requer bons dados, seja em nível federal, estadual ou local. Mas apenas reunir dados sobre pessoas, populações, geografia urbana e rural e a vasta gama de atividades humanas não é suficiente nem é demais. As imagens de satélite podem ajudar a entender uma ampla variedade de fontes e dados.
O mapeamento e o monitoramento da atividade humana por satélites, nas cidades ou em áreas mais escassamente povoadas, auxilia os governos e as autoridades locais a compreender, por exemplo, o impacto da população, o gerenciamento da terra e o gerenciamento de carbono.
Dessa forma, estar ciente sobre a importância do uso da tecnologia na administração pública é a chave para resolver muitos dos problemas que acometem as cidades e sua gerência.
Por isso vamos mostrar para você, quais são os benefícios do uso das imagens de satélite no planejamento municipal.
Para que servem as imagens de satélite?
As imagens de satélite são ferramentas poderosas, pois mostram o comportamento da atmosfera, fornecem uma representação clara, concisa e precisa de como os eventos estão se desenrolando. Sendo assim, a previsão do tempo e a realização de pesquisas seriam extremamente difíceis sem satélites.
Além disso, as imagens de satélite fornecem uma boa representação no planejamento de projetos, no monitoramento de desastres e calamidades naturais e na orientação de pessoas para a defesa civil.
Com uma maior disponibilidade de recursos de sensoriamento remoto e o alto nível de detalhe fornecido por essas imagens, é possível o desenvolvimento adicional de dados de linha de base em escala mundial.
As lacunas de dados sobre essas áreas urbanas podem ser cobertas por meio de imagens de satélite e dessa forma, oferecer as ferramentas necessárias para criar uma imagem completa para os formuladores de políticas.
Aplicações de imagens de satélite e dados de sensoriamento remoto
A resolução temporal das imagens de satélite auxiliam na geração de mapas de cobertura do solo para planejamento ambiental, detecção de mudanças no uso da terra e planejamento de transporte.
A integração e análise de dados de áreas urbanas usando imagens de sensoriamento remoto de média resolução concentra-se principalmente na documentação de áreas construídas. Como também é usada para diferenciar zonas residenciais, comerciais e industriais.
Conheça agora as 5 principais aplicações das imagens de satélite:
1. Fornecer um mapa base para referência gráfica e auxiliar planejadores e engenheiros
Atualmente, as cidades têm utilizado informações derivadas das imagens de satélite para a tomada de decisões do governo, operações de defesa civil, polícia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) em geral.
2. Extração de depósitos minerais com análise baseada em sensoriamento remoto
Durante as etapas de pré-viabilidade e viabilidade da exploração mineral, é importante conhecer a potencialidade mineral da área a ser considerada para a extração mineral.
Nesses cenários, o mapeamento baseado em sensoriamento remoto por satélite e sua integração em uma plataforma GIS ajudam a mapear facilmente as zonas de potencial mineral, economizando tempo.
3. Planejamento e recuperação de mitigação de desastres
A classificação de imagens baseada em objetos usando a detecção de alterações (pré e pós-evento) é uma maneira rápida de obter dados de avaliações de danos.
4. Desenvolvimento da agricultura
Essas informações coletadas são fundamentais para a implementação de decisões de gerenciamento eficazes. A pesquisa agrícola é necessária para o planejamento e alocação de recursos limitados a diferentes setores da economia.
5. GIS 3D
Os modelos de cidade 3D são modelos digitais de áreas urbanas que representam superfícies de terreno, locais, edifícios, vegetação, infraestrutura e elementos da paisagem, além de objetos relacionados pertencentes a áreas urbanas.
As imagens de satélite fornecem inteligência geoespacial para permitir o mapeamento preciso de populações e atividades em todos os ambientes – fornecendo informações altamente valiosas para apoiar uma variedade de aplicações, desde a análise da pegada de carbono até a interpretação de imagens de satélite para aplicação da lei.
Os satélites podem monitorar e medir o impacto da atividade humana em qualquer área de interesse, gerando dados de localização que, aliados a outras fontes de dados suportam tomadas de decisão governamentais mais eficazes para comunidades mais seguras e prósperas.
Você quer saber como as imagens de satélite podem auxiliar no planejamento municipal? Fale com um de nossos consultores.