O lançamento do SIGA DOCE (Sistema Integrado de Gestão de Águas para a Bacia do Rio Doce) aconteceu no dia 13 de maio de 2021, durante a 48º reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-DOCE).
A apresentação do projeto contou com a participação de representantes da sociedade civil, do poder público, e de usuários de água que integram o CBH-DOCE.
O SIGA DOCE integra o conjunto de produtos que faz parte da parceria entre a Codex e a AGEVAP. Baseado nos princípios do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), a implementação do SIGA DOCE visa atender a demanda de descentralização da obtenção e produção de dados e informações. A partir do sistema, será possível fazer o uso de diversas ferramentas de acesso a dados geográficos.
O que é o SIGAWEB DOCE?
O SIGAWEB DOCE consiste em uma plataforma pública (WebGIS), desenvolvida pela Codex a partir dos recursos do ArcGIS, que armazena e compartilha de maneira integrada e segura, dados espaciais e informações de toda a Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Os dados obtidos por meio da plataforma, detalham temáticas que envolvem a caracterização físico-biótica, caracterização socioeconômica, limites físicos e políticos, planejamento, gestão e recursos hídricos. Conforme os estudos que constantemente são desenvolvidos em cada comitê, o nível de detalhamento sobre recursos hídricos pode vir a incluir dados de balanço hídrico, demandas, disponibilidade, qualidade da água, entre outros.
Além do SIGAWEB, o projeto conta ainda com outras etapas como os módulos especializados, que compreendem o módulo publicação do SIGA DOCE e um painel de visualização (dashboard) de acompanhamento de projetos, bem como uma atualização assistida para a integração de novos estudos que estão sendo criados, como o PIRH (Plano Integrado de Recursos Hídricos) da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
O SIGA DOCE consiste na construção de um sistema inédito para o CBH-Doce, criado a partir de uma solução tecnológica baseada na plataforma ESRI ArcGIS, o que garante uma ótima segurança em termos de escalabilidade da solução.
Etapas do projeto – Metodologia de execução de produtos
O objetivo do projeto é estruturar a base de dados geográficos da AGEDOCE, e disponibilizá-la a partir da criação do SIGAWEB DOCE, bem como a criação de outros módulos necessários. Dentro do SIGA DOCE, serão entregues seis produtos que visam levar à AGEVAP ferramentas essenciais do SIGA, de forma que se estabeleça a disponibilização de dados da bacia de forma sistemática e com qualidade, assim como assistência e atualização de dados.
Confira a seguir as etapas do SIGA:
1- Suporte in loco das ações de geoprocessamento
As ações de geoprocessamento da agência contarão com o apoio de um técnico que tratará das questões de criação de mapas, atualização de dados e uso da plataforma desenvolvida para o projeto.
2- Plano de trabalho simplificado
Esse plano tem o objetivo de demonstrar a metodologia na qual será executado o projeto, além dos detalhamentos dos produtos, escopo do trabalho, cronograma, identificação dos riscos e plano de comunicação.
3- Diagnóstico preliminar, implementação da base de dados e do SIGAWEB DOCE versão 1
O escopo desta etapa consiste no desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas e Ambientais online (WEBGIS), também intitulado SIGAWEB, por meio da implementação de uma plataforma que comporte os dados das Bacias Hidrográficas sob responsabilidade da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, no exercício das funções de competência das Agências de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Nesse diagnóstico será possível detalhar a estruturação da base de dados, apresentando suas fontes proprietárias, a organização em temáticas dos dados internos e dos geoserviços externos disponibilizados, além de fornecer um panorama das ferramentas implementadas na interface do visualizador do SIGAWEB DOCE.
4- Módulos especializados
O escopo deste produto consiste em duas etapas, a primeira corresponde ao módulo publicação do SIGA e a segunda refere-se ao painel de visualização (dashboard) de acompanhamento de projetos. O Módulo Publicações compõe a parte da plataforma que armazena, organiza e dispõe aos usuários, os documentos selecionados pela AGEDOCE, como produtos de contratações e projetos específicos das bacias hidrográficas que fazem parte da Bacia do Rio Doce.
O painel de visualização apresenta de forma gráfica o acompanhamento dos projetos, como a execução financeira, execução processual, valor repassado e desembolso e demais ações da AGEDOCE, a partir de informações de interesse da própria instituição.
5- Diagnóstico, implementação da base de dados e do SIGAWEB DOCE V.2
O objetivo principal do produto consiste em complementar o Diagnóstico Preliminar elaborado durante a etapa 3 do projeto, a partir de aprofundamentos das análises dos dados, novas cargas de dados proprietários e inserções de dados a partir de fontes colaboradoras externas. Complementarmente, este produto prevê aperfeiçoamentos no visualizador do SIGAWEB DOCE, com refino de nomenclaturas de atributos de camadas disponíveis para consulta através de janelas estilo “pop-up”.
6- Atualização assistida dos dados do PIRH e novos estudos
A atualização assistida dos dados do PIRH (Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce) e outros estudos se caracterizam por uma nova inserção de dados com acompanhamento de pessoal especializado da empresa, a fim de qualificar os usuários mantenedores do sistema com base em dados reais e de importância para o correto desenvolvimento das competências da Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Dessa forma, são promovidos esforços na atualização da base de dados ao mesmo passo em que se dispõe a responsabilidade da continuidade de forma assistida e circunspecta. Essa etapa do processo se dará em quatro etapas, concluindo um ciclo de aprendizado e novas inserções de dados.
Esse projeto tem a finalidade de propiciar inúmeros dados de forma precisa, segura e simplificada, e ainda garantir o acompanhamento de informações da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Confira as aplicações inteligentes que a Codex levou à AGEVAP!