O que é um plano de sustentabilidade?

A sustentabilidade empresarial, também conhecida como sustentabilidade corporativa, é a gestão e a coordenação das demandas e preocupações ambientais, sociais e financeiras, a fim de  garantir o sucesso responsável, ético e contínuo do seu negócio.

As demandas sociais, ambientais e econômicas são consideradas os três pilares da sustentabilidade – às vezes chamados de triple bottom line (resultado triplo). 

Tradicionalmente, as empresas se concentravam no resultado financeiro, que avaliava todos os esforços em termos de seu efeito de curto prazo sobre os lucros. Já as preocupações sociais e ambientais, eram vistas como conflitantes em relação aos objetivos financeiros e aos lucros. 

Mas agora, as empresas estão percebendo rapidamente que os três não são mutuamente exclusivos, que focar nesse pilar contribui para a sustentabilidade de longo prazo, e que criar um plano de sustentabilidade é a melhor forma de começar. Entenda como dar início ao seu!

O que é um plano de sustentabilidade e porque sua empresa precisa de um?

As empresas não operam em uma ilha. Um plano de sustentabilidade é um esboço de como sua organização planeja atingir as metas que geram sustentabilidade financeira, social e ambiental. 

Elas impactam suas comunidades e nossos recursos naturais, portanto, tomar essas medidas rumo à sustentabilidade é do interesse do meio ambiente, do proprietário da empresa e do consumidor. 

As organizações que veem a sustentabilidade como algo maior do que apenas sua empresa, são aquelas que não terão que se preocupar com sua sobrevivência!

Então, por que você precisa de um plano de sustentabilidade?

A resposta é simples: porque um plano de sustentabilidade fornece um guia para qualquer empresa que busca se aprimorar ao longo do tempo. Se você entende suas metas de sustentabilidade, como medi-las e os marcos que demonstram sucesso, é muito mais provável que você consiga alcançá-las. 

Como criar um plano de sustentabilidade

Antes de criar sua estratégia, é importante saber o seguinte sobre o seu negócio: 

  • Qual é a missão?
  • Quais são seus objetivos?
  • O que você conquistou até agora?
  • Você obteve alguma publicidade por seus esforços até o momento?
  • Como seu negócio está estruturado ou organizado?
  • Você tem a equipe certa?
  • Você tem recursos financeiros suficientes?
  • Que obstáculos você precisa superar e como pode fazer isso? 

Depois de avaliar qual é o seu ponto de partida respondendo a essas perguntas, você pode seguir em frente com um plano. Fazer esses questionamentos a si mesmo também destaca áreas específicas que precisarão de atenção.

Por que investir na sustentabilidade

Se você está começando um programa de sustentabilidade corporativa do zero, precisará justificar seu tempo e recursos. Aqui estão quatro razões para investir na sustentabilidade corporativa:

  • Auxilia na melhora do meio ambiente;
  • Amplia seus resultados financeiros;
  • Seus funcionários se beneficiam com condições de trabalho mais saudáveis ​​e seguras;
  • A possibilidade de posicioná-lo como uma vantagem competitiva.

Onde você deve procurar orientações para o plano de sustentabilidade?

Nada funciona no vácuo, e isso inclui sua organização. Se você deseja ter sucesso mantendo seu plano de sustentabilidade implementado em um futuro distante (que é, afinal, o ponto principal da sustentabilidade), você precisa de alguns bons modelos. Mas onde você pode encontrá-los? 

A resposta é diferente para cada empresa. Se você produz uma quantidade significativa de resíduos, por exemplo, pode considerar consultar outras organizações em seu setor e perguntar-lhes como administram o lixo da forma mais ambiental possível. Ou você pode até perguntar à própria empresa de remoção de resíduos.

Se você trabalha diretamente com sua comunidade ou órgão legislativo, esses também são bons recursos. Vá até a Câmara de Comércio para ver quais empresas estão recebendo críticas elogiosas por seu compromisso com a ecologia, ou converse com organizações com as quais você possui um relacionamento direto.

As universidades próximas geralmente têm um plano de sustentabilidade em vigor, então você também pode perguntar a elas. 

Não desista, a sustentabilidade é o caminho!

Conseguir os modelos corretos levará tempo. Muito provavelmente, você acabará escolhendo a inspiração que melhor se adapta à sua empresa. O ponto mais importante? Não desista. 

Mesmo depois de ter o plano, esteja disposto a renovar, revisar e ser flexível para atender às necessidades do seu negócio. O importante é fazer movimentos, isso é sustentabilidade.

Quer saber os ganhos de um crescimento sustentável? Acesse: Sustentabilidade: quais os impactos na sua empresa?

Tags: , , , , ,