Entramos em 2021, e a crise global tem sido uma oportunidade para as empresas operacionalizarem sua cultura e destacar a necessidade de focar em: sustentabilidade, no bem-estar dos colaboradores e reavaliar a melhor forma de atender às suas necessidades, bem como de investidores.
Os consumidores estão cada vez mais interessados em saber se as organizações apoiam são cidadãos corporativos, com valores alinhados aos seus, com boas mensagens externas sobre suas práticas que incluem o meio ambiente, o social e a governança (ESG).
Empresas que priorizam essas áreas, estão um passo à frente da grande maioria das empresas brasileiras.
Se você tem interesse em integrar o ESG no Planejamento Estratégico da sua empresa, e ser um diferencial no mercado, siga a leitura deste post, vamos trazer alguns insights sobre o que é e porquê investir numa estratégia ESG.
Mas afinal, o que é ESG e porquê investir nessa estratégia?
ESG significa usar fatores ambientais, sociais e de governança para medir a sustentabilidade e repercussão ética de uma empresa. Os fatores ESG têm um impacto significativo no risco e no retorno dos investimentos a longo prazo.
A sigla está incorporada em estratégias de mitigação de risco, conformidade (atitudes, crenças e comportamentos) e investimento. As empresas que usam os padrões ESG são mais conscientes, possuem riscos calculados e maior probabilidade de sucesso no longo prazo.
ESG é uma estratégia importante para todas as partes interessadas: colaboradores, clientes, investidores e comunidade.
Como começar?
Qualquer que seja o setor em que você atue, é importante começar o processo de geração de relatórios ESG para que você possa ver onde você está relevante para seus pares. Sua organização não quer ficar para trás e se tornar defasada em relação ao mercado.
Sua empresa será recompensada por iniciar o processo, mesmo que a implementação de seus objetivos ainda esteja incompleta. Nessa estratégia você precisa escolher as estruturas mais adequadas para o seu setor.
Por exemplo, se você é um setor da economia real como petróleo/gás ou mineração, relatar uma meta climática é um foco especialmente importante. Comece capturando as informações que você já possui em casa e comunicando-as em seu relatório anual, carta ao CEO e site.
Comece quantificando o que você está fazendo, organizando, medindo e comunicando seus dados e defina metas mensuráveis. Os investidores querem ver se você tem uma narrativa ESG e um plano com métricas quantificáveis específicas que eles podem seguir.
Essa é a primeira etapa enquanto os conselhos procuram desenvolver o ESG e comunicá-lo.
Quais as vantagens da estratégia?
Entre os benefícios já citados, podemos destacar ainda:
- Ter o ESG como parte integrante da estratégia da empresa permitirá que você atraia e retenha os melhores talentos e investimentos;
- Profissionais altamente qualificados são desejáveis, e eles querem trabalhar para uma empresa que tenha valores claros e um propósito voltado para a sua missão;
- Seus clientes serão leais à sua empresa se você tiver uma marca forte e uma reputação positiva;
- Como empresa, você pode ainda manter atualizado seu conselho e revisar de forma proativa as políticas relacionadas ao meio ambiente, gestão de capital humano e outras questões sociais relevantes para o seu negócio e não ser alvo de ativistas;
- Os relatórios ESG externos fornecem a seus clientes e funcionários percepções importantes sobre a visão e os valores da missão de sua marca;
- Relatórios ESG com dados mais sólidos também são positivos quando/se você está buscando financiamento privado ou no setor público;
- Os investidores irão valorizar uma posição ESG forte e você terá acesso a pools maiores de capital mais rígido.
Portanto, o relatório ESG não é uma iniciativa isolada. Ele deve fazer parte dos relatórios anuais da sua empresa para as diferentes partes interessadas, que mostram o seu progresso em relação às metas ESG.