Um plano estratégico fornece às empresas e seus gerentes um guia para avaliar se as iniciativas táticas individuais são consistentes com a estratégia geral do que a organização está tentando realizar. No caso da tecnologia geoespacial, o planejamento estratégico com GIS permite pesquisar as tecnologias mais recentes, revisar o que foi já foi feito e transformá-lo em uma solução otimizada e personalizada para sua organização.
Neste post, vamos falar mais sobre os objetivos de um bom planejamento estratégico com a tecnologia GIS para sua empresa.
O que é um plano estratégico de GIS?
Os planos estratégicos fornecem aos gerentes de GIS e seus colegas, um documento que define os objetivos técnicos e de negócios de um programa GIS. Embora para cada necessidade exista um modelo ou solução adequada, um processo típico para o desenvolvimento de um Plano Estratégico de GIS inclui:
- Identificação do problema de negócios que está sendo resolvido;
- Os usuários de destino;
- A integração necessária/desejada com outros sistemas;
- Os critérios de curto e longo prazo para o sucesso;
- Desenvolvimento de um caso de negócios;
- Definição do escopo do trabalho;
- Recomendação de tecnologias e táticas de implementação ideais;
- Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de projetos;
- Horários e pessoal;
- Um plano de garantia da qualidade, de comunicação e de gerenciamento de riscos.
Contrate um plano estratégico de GIS
Os processos de negócios que fazem uso da aplicação de GIS geram melhores fluxos de trabalho. A tecnologia geoespacial do GIS é usada praticamente em todos os campos, agregando valor a todos os segmentos de negócios e áreas de aplicação.
Uma plataforma GIS consiste em capturar, analisar e apresentar informações espaciais e não espaciais como visualizações efetivas. O segmento inclui engenharia de rápido crescimento e projetos de construção, modelagem 3D com dados espaciais.
Assim como plataformas de integração, campo de análise de localização para promover a percepção holística da situação e fornecer informações em tempo real sobre as operações.
Planos estratégicos eficazes estabelecem uma visão e um conjunto comum de objetivos organizacionais (descrevendo como chegar lá e medindo o progresso ao longo do caminho).
Perspectivas da estratégia
O desenvolvimento da estratégia deve reconhecer quatro perspectivas ao considerar qualquer organização:
- Sucesso Financeiro;
- Processos Internos;
- Recursos Humanos;
- Clientes.
A criação de estratégias de capacidade espacial (ou SIG) para os clientes, concentram-se em melhorar o uso de informações e tecnologias geoespaciais para apoiar os objetivos de negócios da organização.
Ao criar esses planos, normalmente deve-se levar em conta: Tecnologia (isto é, dados e sistemas); Recursos humanos (habilidades e governança); Processos internos e atendimento ao cliente.
Usando essa abordagem, é necessário o envolvimento de pessoas que representam cada um dos setores da empresa, como gerenciamento de ativos ou prestação de serviços, e perguntar como elas conectam, por exemplo, a localização de materiais às suas operações.
Nesse caso, os quatro elementos não devem ser rigidamente predeterminados, mas desenvolvidos para se adequar à natureza da organização. O que geralmente é importante é desviar o olhar da tecnologia e dos dados para considerar como os recursos geoespaciais podem aprimorar a organização e envolver as pessoas. A tecnologia não existe por si só, mas para gerar benefícios nos negócios ou reduzir riscos.
Se você adotar uma abordagem equilibrada para desenvolver sua estratégia, é mais provável que obtenha sucesso em toda a organização. Contate-nos e conheça nosso trabalho!