A inteligência urbana entra na era da transformação digital. O processo acontece à medida em que governos e instituições ampliam o olhar na busca por mais conectividade, sustentabilidade e eficiência.
Junto com o crescimento da população, novos desafios surgem junto às melhorias dos serviços cidade, como acessibilidade de moradias, assistência médica e serviços sociais, processos municipais e colaboração comunitária.
A prefeitura de Canoas no RS, é um exemplo de como se pode “mapear” uma cidade e desburocratizar os serviços públicos.
Em parceria com a Codex, por meio da Imagem e a tecnologia ArcGIS da Esri, a prefeitura de Canoas criou o Portal GeoCanoas. O ambiente oferece aos cidadãos as seguintes aplicações:
Certidão de Zoneamento
Essa certidão indica as diretrizes do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Canoas em relação à localização do imóvel.
Mapa Cadastral
Mostra a organização da cidade em lotes, possibilitando que gestores e cidadãos tenham acesso às informações de imóveis (clique para conferir).
Consulta prévia de viabilidade
Aplicação para o cidadão realizar consulta prévia de viabilidade, verificando a adequação das atividades econômicas do estabelecimento pretendido às diretrizes do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Canoas.
Histórico de imagens
Análise de diferentes imagens de satélite do município (clique para conferir).
Mapoteca
Disponibiliza diversos mapas temáticos em PDF com diferentes informações para análise da conjuntura da cidade e região (clique para conferir).
De acordo com Daniel Colvara Nunes, Diretor de Geoprocessamento, a plataforma “tecnicamente potencializa o desenvolvimento quando aumenta os dashboards abertos ao público”. E sobre o apoio da Codex no projeto, Daniel destaca: “Como ferramenta tecnológica, o trabalho de parceria entre a Imagem e a Codex foi determinante no desenvolvimento das aplicações e serviços oferecidos online”.
GeoCanoas e o planejamento urbano
Mais da metade da população mundial vive atualmente em áreas urbanas. Em 2050, esse número deverá subir para 70%. Visando esse crescimento, as cidades encontram no apoio tecnológico, o suporte necessário para se desenvolver de forma planejada.
O GeoCanoas permite a realização de consultas de informações georreferenciadas, ou seja, você tem à sua disposição mapas e dados ambientais, educacionais, de desenvolvimento urbano, econômico, de mobilidade, segurança pública e saúde.
GeoCanoas e a desburocratização dos serviços públicos
A burocratização nos serviços faz com que muitas oportunidades de desenvolvimento sejam desperdiçadas. Assim, o GeoCanoas permite que os cidadãos e as equipes técnicas da administração pública consultem informações georreferenciadas. Com a ferramenta, você acessa:
- Certidão de zoneamento;
- Mapas;
- Consulta prévia de viabilidade de empreendimentos;
- Dados relacionados ao meio ambiente, educação, segurança pública e saúde;
- Obtenção de plantas de loteamentos.
Conforme o Secretário de projetos estratégicos de Canoas, Odir Baccarin, as Tecnologias Disruptivas para Smart Cities, como o GeoCanoas, estão ajudando as cidades, no caso de Canoas, a se desenvolver dentro dos parâmetros urbanísticos, econômicos e financeiros.
GeoCanoas e transparência
A partir do acesso livre e gratuito de informações geradas pela plataforma, a população pode acompanhar por exemplo, as obras realizadas no município, os projetos, a localização dos equipamentos públicos, a planta de valores, o histórico de imagens de satélite, infraestrutura e outros, promovendo assim a transparência pública.
As cidades inteligentes não são apenas um sonho de um futuro distante, mas graças à tecnologia inovadora, é possível dar os primeiros passos para essa realidade.
Para conhecer o diferencial que esse projeto realizou na estrutura governamental de Canoas, entre nesse link e veja o vídeo do Diretor de Geoprocessamento e o Secretário de Projetos Estratégicos explicando como o projeto está funcionando.